Curiosidades

        

- A Terra pesa 6,588 sextilhões de toneladas.

- Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 Km. Num ritmo de jogging (a 9,5 Km/h), uma pessoa levaria 175 dias correndo sem parar para dar a volta ao mundo pela linha do Equador.

- Na circunferência de Júpiter, essa mesma tarefa levaria 1.935 dias ou mais de 5 anos.

- Os três nomes ocidentais mais conhecidos na China: Jesus Cristo, Elvis Presley e Richard Nixon.

- A cada segundo , 8 raios caem em algum lugar do planeta. Em um dia são mais de 8 milhões e em um ano aproximadamente , 3 bilhões

- Um casaco de pele utiliza: 24 raposas, ou 65 visons, ou 8 focas, ou 42 raposas vermelhas, ou 400 esquilos ou 30 lontras

- Os olhos de um hamster podem cair se você pendurá-lo de cabeça pra baixo.

- Um coelho pode ver atrás de si mesmo sem mexer o pescoço, graças a seus olhos que ficam do lado da cabeça.

- O caracol faz um único acasalamento na vida. Também quando ele acontece... dura doze horas!

- Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia.

- Nesse exato momento há mais de 100.000.000 microorganismos se alimentando, se reproduzindo, nadando e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.

- Uma pessoa comum é, em média, um centímetro mais alta durante a noite.

- A aliança é colocada no dedo anelar, pois este é o único dedo que tem uma veia ligada direta desde a ponta do dedo até o coração.

- Relâmpagos matam mais do que vulcões, furacões e terremotos.

- As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.

- Antes da Segunda Guerra, a lista telefônica de Nova York tinha 22 Hitlers. Depois dela, não tinha mais nenhum.

- A maior das pirâmides do Egito empregou 100 mil operários durante 20 anos.

- O massacre na praça da Paz Celestial matou 1400 pessoas.

- A guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra, durou 116 anos

- Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de dezessete árvores.

- O nome Pink Floyd foi uma homenagem a dois cantores de blues do estado norte-americano da Geórgia, Pink Anderson e Floyd Council.

- Foi previsto por biólogos, que no ano de 2040 (onde muitos de nós ainda estaremos vivos), acabará toda a ÁGUA POTÁVEL do planeta.

- Pode-se misturar água com azeite, só que primeiro é preciso adicionar um pouco de sabão.

- As primeiras cartas enviadas pelo correio, quem pagava o selo era o destinatário.

- Quando era jovem e não tinha muito dinheiro, Picasso, para se aquecer, queimou alguns dos seus quadros.

- Após uma semana em Sandringham, os hóspedes do rei Eduardo VII eram pesados, para ver se tinham comido bem.

- As velas durarão mais tempo acesas e não pingarão muito se colocá-las no congelador durante algumas horas.

- Quando um vidro estiver com a tampa muito difícil de abrir, dê umas batidas no meio da tampa com o cabo de um talher.

- Quando colocar água ou qualquer líquido fervente num vidro, coloque antes uma colher de metal. Assim, a colher absorverá o calor, evitando que o vidro se quebre.

- A única parte do corpo humano não suprida de sangue é a córnea. Ela retira oxigênio diretamente do ar.

- Pinocchio é uma palavra italiana que significa "olho de pinheiro".

- O ponto mais profundo dos oceanos está a 11.022m da superfície. Fica na Marianas Trench, a sudoeste de Guam, no oceano Pacífico.

- Um foguete necessita de muita energia para deixar o planeta Terra. Imagine que consome dez milhões de vezes mais combustível que um simples automóvel.

- O corpo humano é composto por muitas coisas, mas uma das mais importantes são os ossos. O Homem possui 206 ossos no seu organismo, mas há uma zona que reúne uma grande parte deles. Os pés são uma das partes do corpo mais minuciosas, pois possuem 52 ossos.

- Piscamos os olhos 10.000.000 vezes por ano! (Se não acredita, pode contar).

- Lamber um selo, consome 1/10 de uma caloria.

- Os cangurus não conseguem andar para trás.

- Os gatos têm cerca de 100 sons vocais enquanto que os cães só têm 10.

- 3 Segundos é o tempo que dura a memória de um peixinho dourado de aquário.

- 41 Anos é a idade do peixinho de aquário que viveu mais tempo. O seu nome era Fred.

- A posição dos olhos de um burro permite-lhe ver sempre as quatro patas!

- Um beija-flor pesa menos que uma moeda!

- A louva-a-deus é o único inseto que consegue rodar a cabeça 360 graus

- Gari. 16/05, Dia do Gari. A palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em 11 de outubro de 1876, ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro Caju. Seu contrato venceu em 1891 e seu primo Luciano Gari o substituiu. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços não eram bons. No ano de 1906, o órgão tinha somente 1.084 animais para trabalharem na coleta das 560 toneladas de lixo. A partir dessa data, teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos.

- Como os irmãos siameses xifópagos nascem ligados e por que têm esse nome? Eles nascem ligados entre si por uma membrana, normalmente na altura do peito ou do abdome, e têm órgãos em comum. Xifópagos vem das palavras gregas xifos, que significa "espada" ou "apêndice em forma de espada" e de pago, "unido", "ligado". O nome irmãos siameses é uma alusão aos gêmeos Chan e Eng. Eles nasceram em 1811, na Tailândia, então Sião, e tiveram seu caso estudados nos Estados Unidos. Viveram até os 63 anos, ligados por uma membrana na altura do peito.

- Porque a barriga ronca quando uma pessoa está com fome? O estômago faz barulho quando está se preparando para receber os alimentos. Esse processo acontece nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. O estômago se contrai e as paredes do abdômen funcionam como uma espécie de amplificador. Por isto parece que tem um monstro dentro da barriga.

- O século XXI começou oficialmente em 1. de janeiro do ano 2000 ou no dia 1. de janeiro de 2001? Começou no dia 1. de janeiro de 2001, uma segunda-feira. Nunca existiu o ano 0 em nosso calendário, certo? Começamos a contar do ano 1. Assim, somando 2 mil anos ao ano 1, teremos 2001. Na passagem do século XIX para o XX, no entanto, as duas datas foram bastante festejadas.

- Por que quando dormimos muito acordamos com os olhos inchados? Durante o dia, os líquidos do nosso corpo tendem a se acumular na região das pernas por causa da gravidade. Quando estamos dormindo a cabeça recebe uma quantidade maior de água. Por isso acordamos com o rosto inchado depois de uma bela noite de sono.

- Como se forma o "galo"? Quando se leva uma pancada na cabeça, alguns dos vasos sanguíneos que irrigam a região se rompem, deixando vazar o plasma, parte líquida do sangue composta principalmente de água. Como logo abaixo deles está o crânio, esse líquido não tem por onde vazar, e forma uma saliência.

- Os Trapalhões. A primeira formação de Os Trapalhões tinha Renato Aragão, Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se Adoráveis Trapalhões e era apresentado pela TV Excelsior, em 1965. A formação mais famosa, com Dedé Santana, Mussum e Zacarias, começou em 1975, na TV Tupi.

- Por que a maratona tem esse nome? Na Grécia antiga, existia uma planície chamada Maratona. No ano 490 a.C., durante uma batalha contra os persas, os atenienses escolheram seu melhor corredor para buscar reforços. Diz a lenda que Fidípedes correu 250 quilômetros até a cidade de Esparta e mais 40 até Atenas. Caiu morto de exaustão.

- Círio Pascal. É uma vela onde estão inscritas as letras gregas alfa e ômega, simbolizando que Cristo é princípio, fim e ao mesmo tempo luz.

- Cordeiro. É um símbolo pascal na Europa Central e Oriental. Os cristãos costumam dizer que Jesus foi o cordeiro de Deus. Muitas pessoas servem esse animal como parte do banquete de Páscoa. Em muitas casas, um bolo em forma de cordeiro costuma decorar as mesas.

- Cruz da Ressureição. É o símbolo da religião cristã, representando sofrimento e ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.

- Pão e Vinho. Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e são dados aos discípulos para celebrar a vida eterna.

- Como calcular a Páscoa? - Para calcular o dia da Páscoa, divida o ano por 19. Some 1 ao resto da divisão e você terá o chamado "número dourado". Ele mostra a data da lua cheia pascal. Um exemplo: 1995 dividido por 19 dá 105. O resto é 0. Some 1 esse 0 e o resultado será 1. Procure a data no número 1 da tabela abaixo, que calcula a Páscoa de 1900 a 2199. A Páscoa É celebrada no domingo seguinte.

Número Data

14 de abril
3 de abril
23 de março
11 de abril
31 de março
18 de abril
8 de abril
28 de março
16 de abril
5 de abril
25 de março
13 de abril
2 de abril
22 de março
10 de abril
30 de março
17 de abril
7 de abril
27 de março

- Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre "Pater Putativus", (ou seja: "Pai Suposto" ) abreviando em "P.P.". Assim surgiu a idéia, nos países de colonização espanhola, de chamar os José de Pepe.

- No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus"... o problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra "kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A idéia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?

- Como a expressão Tio Sam virou sinônimo dos Estados Unidos? A história mais famosa afirma que a expressão surgiu por volta de 1812, durante a guerra entre os americanos e a Inglaterra. Na cidade de Troy, em Nova York, havia um homem chamado Samuel Wilson que era fornecedor do governo dos Estados Unidos. Conhecido como Uncle Sam (Tio Sam), suas cargas eram marcadas com suas iniciais, US, as mesmas usadas para Estados Unidos (United States). Logo o nome Tio Sam virou apelido do governo americano e, mais tarde, passou a ser usado para designar também o povo do país.

- Como se sabe a que distância caiu um raio? Para se chegar a uma distância aproximada entre o ponto em que caiu um raio e o local onde você está, comece a contar os segundos no momento em que o relâmpago (luz do raio) foi visto e pare quando ouvir o trovão (som o raio). Depois divida esses segundo por 3 e você terá a distância em quilômetros.

- Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol? Essa reação chama-se "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas as enviadas pelo nervo olfatório e pelo trigêmeo, que comenda a concentração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

- A escala Richter começou a ser usada em 1935 pelo sismólogo americano Charles Francis Richter (1900-85). Ele pretendia empregá-la apenas para medir a intensidade de terremotos detectados por um sismógrafo no Sul da Califórnia. Na Escala, cada acréscimo de uma unidade representa um aumento de dez vezes na magnitude do terremoto. O zero equivale aproximadamente ao choque entre o homem ao saltar de uma cadeira e o chão. Pontos na escala Richter:

  1. - sentido apenas por instrumentos
  2. - sentido por algumas pessoas e animais
  3. - sentido por muitas pessoas
  4. - sentido por todas as pessoas
  5. - destrói algumas construções
  6. - estruturas balançam e as paredes começam a cair
  7. - destrói muitas construções e mata pessoas
  8. - um desastre
  9. - não sobra nada (nenhum desses ainda foi registrado)

- Unidades de medidas: Polegada - era a largura do polegar de um homem. No século XVI, o rei Eduardo I, da Inglaterra, estabeleceu que a polegada correspondesse a três grãos de cevada. Jarda - A Jarda era originalmente a medida do cinturão masculino, que recebia esse nome. No século XII, o rei Henrique I, Inglaterra, fixou a jarda como a distância entre seu nariz e o polegar de seu braço estendido. Pés - Antigamente, um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida é de doze polegadas, o tamanho médio dos pés masculinos. Polegada: 2,54 centímetros Pé: 30,4801 centímetros Jarda: 91,44 centímetros
Medidas antigas: Passada - Os soldados da antiga Roma calculavam suas marchas em passadas, cada uma com o comprimento de um passo duplo, cerca de cinco pés (ou um metro e meio). Hoje, uma passada é o equivalente a um passo, aproximadamente noventa centímetros. Côvado - No Egito antigo, o côvado era uma medida retirada da distância entre o cotovelo e as pontas dos dedos. Correspondia a dezoito polegadas (45 centímetros). Palmo - é a medida que se obtém com a mão toda aberta, em torno de 22 centímetros.

- Por que os chefs de cozinha usam chapéus brancos e altos? O costume data do século XV, quando os cozinheiros eram bem pagos e respeitados pelos gregos na era bizantina. Quando os turcos derrubaram o Império Bizantino, em 1453, os bons chefs se esconderam entre os monges. E para não serem identificados, adotaram as vestimentas dos monges, incluindo aí um chapéu negro alto e inflado. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.

- As aves fazem xixi? Não, porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Quando ingerem líquidos, estes vão para o intestino, onde são absorvidos, depois passam para o sangue e chegam aos rins, onde são purificados. As impurezas - principalmente uma substância conhecida como urato - se depositam com as fezes numa parte do intestino chamada coprodeu. Nas fezes da maioria das aves existe uma porção esbranquiçada, que é formada pelo urato.

- Como os cientistas sabem a temperatura das estrelas? Por meio da observação de uma estrela é possível deduzir qual é a sua temperatura. O astrônomo Ednilson Oliveira explica melhor: "o espectro da luz que provém de sua superfície indica qual é a cor desta estrela e, dessa forma, sabemos sua temperatura". Uma estrela de cor branca, por exemplo, é considerada quente e tem temperatura da ordem de 25 mil graus Celsius. Já uma estrela vermelha é fria e sua temperatura gira em torno dos 3 mil graus Celsius.

- O aniversariante do dia (14/05) éo físico Gabriel Fahrenheit, um fabricante de instrumentos meteorológicos. Em seus experimentos, ele adotou como ponto mínimo, ou zero, a temperatura de uma mistura de gelo, água, sal e amônia e, como ponto máximo, a de ebulição da água, à qual deu o valor arbitrário de 212 graus. Criou, assim, uma escala de temperatura. Para converter os graus da escala Fahrenheit em Celsius, subtraia deles 32 e divida o resultado por 1,8. Para fazer a operação inversa (Celsius para Fahrenheit), multiplique por 1,8 e some 32 ao resultado.

- Por que é preciso se movimentar durante viagens longas de avião? Permanecer muito tempo sem movimentar as pernas prejudica o sistema circulatório. Por causa da lei da gravidade, que atrai os corpos para baixo, o sangue tem certa dificuldade em subir dos membros inferiores e voltar ao coração. A estagnação das veias causa trombose venosa, coágulos que podem ser levados para o pulmão, coração ou cérebro.

- Como a ostra faz a pérola? A pérola resulta de um sistema de defesa da ostra contra invasores. Parasitas que se alojam no mantro da ostra, ou mesmo um grão de areia, são atacados por uma substância composta de aragonita (um tipo de calcário), uma outra substância orgânica igual a da concha externa e água. Essa mistura é chamada de nácar e cristaliza em camadas em cima do intruso.

- De onde e como é extraído o elemento químico mercúrio? Existe uma única mina no mundo da qual se extrai o mercúrio. De acordo com professor Joel Sígolo, da USP, ela fica na Espanha, na cidade de Almaden. Do local, extrai-se o mineral cinábrio (sulfeto de mercúrio), um composto químico de origem inorgânica, formado também pelo enxofre. Posteriormente, em processo siderúrgico, o enxofre é removido, e o mercúrio puro é obtido em sua forma natural (líquida).

- O que é o curso MBA? A sigla MBA vem das iniciais do nome inglês Master in Business Administration e, embora nunca seja passada para o Português, poderia ser traduzida como Mestrado Executivo em Administração de Empresas. Diversas universidades, no Brasil e no exterior, oferecem esse tipo de curso. Por ter caráter bastante prático, ele é voltado principalmente para executivos, enquanto a maioria dos mestrados é direcionada para o meio acadêmico. Porém, nem todos os MBAs equivalem a um mestrado. Alguns deles são mais curtos e correspondem apenas a uma pós-graduação.

- Por que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa preta, se ela é a única coisa que sobra de um acidente aéreo? De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer, se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta seu peso tornaria o vôo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há limites para esse peso. É por isso que aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o duralumínio. Além disso, não adianta um avião ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos.

- Pensar emagrece. É isso aí. Quando pensamos, estamos gastando calorias. Segundo pesquisas, perde-se quase 2 calorias por hora apenas pensando. Isso significa que em 8 horas, perdemos 16 calorias, ou seja, a mesma quantidade que existe em uma bala.

- Luma de Oliveira desfilou pela primeira vez em 1987 como rainha da bateria da Caprichosos de Pilares e, a partir de então, virou quase uma instituição do Carnaval carioca. Em 1998, a ex-modelo surgiu na avenida com o pescoço ornado por uma coleira bordada com o nome do marido, Eike Batista. "é para mostrar que tenho dono", explicou. No ano seguinte, Luma brilhou com os seus novos seios recheados de silicone.

- Dercy Gonçalves causou o maior alvoroço em 1991 ao desfilar pela Viradouro com os seios nus. Na época, Dercy estava com 84 anos.

- Valéria Valenssa estreou como "Mulata Globeleza" em 1990. Ela tem 1,68 metro, 80 centí metros de busto, 90 de quadris e 60 de cintura. O trabalho de aplicação da purpurina que "cobre" seu corpo leva sete horas. Depois disso, Valéria passa 20 horas se requebrando para gravar as vinhetas que irão ao ar.

- A bateria de uma escola de samba é formada basicamente por 13 instrumentos de percussão: surdo de primeira marcação, surdo de segunda marcação, surdo de terceira marcação, repique, repinique, caixa de guerra (ou tarol), tamborim, pandeiro, cuíca, reco-reco, agogô, chocalho e apito.

- Trios elétricos. Tudo começou com um calhambeque, um velho Ford T 1929, equipado com dois alto-falantes. Seus donos eram Osmar Macedo e Adolfo do Nascimento, em 1950. Dodo (apelido de Adolfo) e Osmar saíram pelas ruas de Salvador tocando os frevos de Pernambuco no último volume. A galera da rua aprovou e foi dançando atrás. Nascia o primeiro trio elétrico. No ano seguinte, o calhambeque foi substituído por uma caminhonete e, em 1952, uma fábrica de refrigerantes ofereceu-lhe um caminhão. Nas décadas seguintes, outros trios foram surgindo e, hoje dispõem de instrumentos modernos, que tocam do reggae à música clássica e animam muitos outros eventos, além do carnaval.

- No Carnaval de 1999, Luíza Brunet não perdeu o rebolado. Mesmo grávida de 7 meses, foi rainha da bateria da Imperatriz Leopoldinense, a escola campeã.

- A estrela de Maria da Penha Ferreira, a Pinah da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, ganhou fama internacional em 1978, quando sua ginga conquistou o príncipe Charles, da Inglaterra, levando-o a sambar desajeitadamente ao seu lado.

- Às vésperas do Carnaval de 1912, morreu o Barão do Rio Branco, ministro das Relações Exteriores. Para homenageá-lo, o governo determinou que o Carnaval fosse adiado para abril. Não adiantou. O povo brincou os dois carnavais. O jornal A Noite gozou o episódio: "Com a morte do Barão/Tivemos dois carnavá/Ai que bom, ai que gostoso/Se morrese o marechá". O marechá, no caso, era o presidente, o marechal Hermes da Fonseca.

- É Carnaval em Salvador. São 19 quilômetros de ruas e praças bloqueadas para os festejos. Um dia antes do início oficial da folia, o Rei Momo recebe as chaves da cidade e desfila em carro aberto ao lado de suas rainhas e princesas. No centro histórico da cidade, no Terreiro de Jesus e na Praça da Sé, a festa é afro. Olodum, Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy são alguns dos blocos que reú nem seus foliões em local e redutos próprios. Na quarta-feira de cinzas, todos se encontram na praça Castro Alves.

- Carnaval fora de hora. Os carnavais fora de época nasceram em Feira de Santana (BA). No ano de 1937, chuvas torrenciais adiaram o carnaval oficial da cidade. A folia foi adiada para depois da Semana Santa. O sucesso foi tão grande que logo passou a acontecer anualmente, levando o nome de micareta - mistura do francês micarême (festa popular do Sábado de Aleluia ou Quinta-Feira Santa) com careta (nome dos foliões que usam máscara).

- As maiores micaretas do país: Janeiro: Micaroa - João Pessoa (PB), Pré-caju - Aracajú (SE); Abril: Micarande - Campina Grande (PB); Maio: Carnasampa - São Paulo (SP); Junho: Carnabelô - Belo Horizonte (MG); Julho: Micarina - Teresina (PI); Fortal - Fortaleza (CE); Agosto: Micarecandanga - Brasília (DF); Setembro: Carnagoiâ nia - Goiânia (GO); Outubro: Marafolia - São Luís (MA); Recifolia - Recife (PE); Novembro: Vital - Vitória (ES); Carnabelém - Belém (PA); Dezembro: Carnatal - Natal (RN), Maceiófest - Maceió (AL)

- Inicialmente a bola de futebol era marrom e no primeiro jogo noturno, surgiu um problema. Na cor natural do couro, os jogadores tinham dificuldades em acompanhá-la. Foi quando surgiu a idéia de pintar a bola de branco.

- Em 1966, os BEATLES pararam de excursionar em virtude da dificuldade de tocar ao vivo os arranjos cada vez mais complexos e inusitados. Este fato aliado a um acidente de moto sem maiores conseqüências sofrido por Paul McCartney deu origem ao maior e mais duradouro boato de todos os tempos, o de que Paul McCartney havia morrido e sido substituído por um sósia.

- Atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e acompanha seus movimentos. é formada homogeneamente pelos gases: nitrogênio, oxigênio, argônio, dióxido de carbono, neônio, hélio, etano e criptônio. A atmosfera tem 5 camadas distintas: Troposfera do nível do mar até 11 mil metros Estratosfera entre 11 mil e 48 mil metros Mesosfera entre 48 mil e 80 mil metros Termosfera entre 80 mil e 650 mil metros Ionosfera acima de 650 mil metros

- Aspirina. É da casca do salgueiro que vem o princípio ativo da aspirina. A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefaléia na Mesopotâmia 3 mil anos a.C. No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico para aliviar as dores reumáticas de seu pai. O nome do remédio mais popular do século foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" é a raiz do ácido espírico (substância quimicamente idêntica ao ácido (acetilsalicílico); e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todo medicamento no final do século XIX.

- Porque a nota de dolar é tão resistente? A nota de dolar é feita de uma mistura de linho e algodão. Dependendo da circulação, uma cédula de cem dólares pode durar até 9 anos, enquanto a de um dolar chega a durar um ano e meio.

- Se apenas na língua portuguesa existe a palavra saudade, como os outros povos exprimem este sentimento? Em muitas línguas, além de o termo "saudade" não existir, não há expressões com o mesmo sentido. Existem, sim, termos semelhantes. Os húngaros, por exemplo, têm uma palavra - hongavy - que exprime saudade da pátria ou de casa. Entre os finlandeses, o termo ikavaa é utilizado para expressar tristeza por estar longe de um lugar. Já entre os alemães e ingleses, as pessoas quando sentem falta de outra podem dizer, respectivamente, Ich bin sehnsuchtig ou simplesmente I miss you (que equivale a sinto falta de você). Em espanhol, finalmente, o mesmo sentido é atribuí do à frase te hecho de menos.

- A azeitona é uma fruta? A azeitona é o fruto da oliveira, uma árvore originária da bacia do Mediterrâneo. No Brasil, a maior produção desses frutos acontece na cidade mineira de Maria da Fé. Logo depois da colheita a azeitona tem um gosto muito amargo. Por isso, antes de ser ingerida ela deve ser adoçada em um cuidadoso processo, que dura cerca de 40 dias.

- Por que é comum os cofres serem retratados na forma de porco? No século XVIII, as pessoas guardavam moedas em potes feitos com uma argila chamada pygg. Certa vez, um ceramista não muito familiarizado com o assunto recebeu uma encomenda de algumas peças deste material (potes de pygg) e imaginou que o cliente queria compartimentos com aparência de pig (porco, em inglês). Assim nasceram os cofres em forma de porquinhos, hoje tradicionais em todo o mundo.

- Por que "cuspido e escarrado" significa que uma pessoa é muito parecida com outra? O correto é"esculpido em carrara". A frase é uma alusão à perfeição das esculturas de Michelangelo, pois carrara é um mármore da Itália e foi bastante usado por ele.

- Quem ganhou mais corridas no desenho Corrida Maluca? Acompanhe a tabela de vencedores das 34 provas da Corrida Maluca:
A Quadrilha da Morte 4; Caipira Luke e seu urso 4; Penélope Charmosa 4; Peter Perfeito 4; Barão Vermelho 3; Irmãos Rocha 3; O cupê mal-assombrado 3; Professor Aéreo 3; Rufus Lenhador 3; Soldado Meekly e Sargento Bombarda 3; Dick Vigarista e Muttley 0

- Como se chama quem não tem tato? E quem não tem paladar? Quem não tem tato ou apresenta algum distúrbio relativo a este sentido sofre de disafia e é chamado de disáfico. A ausência ou enfraquecimento do paladar é denominada ageusia, e os indivíduos que sofrem deste mal são agêusicos.

- Qual é o verdadeiro palavrão? A campeã que sempre foi anticonstitucionalissimamente perdeu seu posto. A palavra mais extensa hoje tem 46 letras: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Ela descreve o estado das pessoas que sofrem de uma doença rara, provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

- Qual é a utilidade da barata e porque dizem que ela seria indestrutível a uma explosão nuclear? Na cadeia alimentar, a barata alimenta-se de alguns insetos e é a presa de outros insetos e lagartos. Por provar todo e qualquer alimento antes de ingerir, é muito difícil que ela seja envenenada. Quanto ao fato de sobreviver a ataques nucleares, o americano David George Gordon, autor de um livro que discute o comportamento deste inseto, acredita que isto seja uma grande lenda. De acordo com ele, a barata pode suportar grandes níveis de radiação (da mesma forma que outros animais, como o peixinho dourado de aquário), mas daí a dizer que sobreviveria a um ataque nuclear, na opinião dele, seria exagero.

- Por que a bola de tênis tem pêlos? A bola de tênis épeluda para possibilitar que os jogadores coloquem efeito nas batidas. Por conta da existência dos pêlos (que criam resistência no ar), dependendo da forma como a raquete toca a bolinha, em vez de ela seguir um curso retilíneo, faz uma curva. Quanto mais peluda a bola, mais ar ela é capaz de arrastar e maior é o efeito que causa. Daí os jogadores não gostarem de utilizar bolinhas "carecas".

- Por que em algumas fotos nossos olhos ficam vermelhos? Isso acontece por causa do reflexo do flash no sangue da retina. A luz entra na pupila, que costuma estar bem aberta por causa do ambiente com pouca luminosidade, e reflete os vasos do fundo do olho.

- Se a Lua está na fase nova, cheia ou minguante, o mundo todo a enxerga da mesma forma? Sim, as fases da Lua são um fenômeno simultâneo em todos os lugares; por conta disso, a Lua cheia estará nesta fase em todo o planeta.

- Tinta eleitoral. Criada pela empresa inglesa De la Rue para impedir que os eleitores votem mais de uma vez. Quem acabava de votar mergulhava o dedo numa tinta (vermelha, verde ou invisível), que só saía depois de 72 horas. Foi usada na Índia, Burundi e Ruanda, entre outros países.

- Por que devemos pegar os CDs pelas bordas, sem tocar o miolo? Os CD são bastante resistentes e mesmo alguns arranhões não alteram a qualidade de som. No entanto, certos cuidados ajudam mais a preservar a constituição física do seu equipamento de som do que o CD propriamente dito. Tocar na parte debaixo do CD, que é lida pelo aparelho, propicia o acúmulo de pó e gordura, o que pode prejudicar o leitor a laser e o motor do equipamento.

Vamos economizar água

- Ao escovar os dentes com a torneira aberta durante 5 minutos, você gasta 80 litros. Mas mantendo a torneira fechada, a economia é de 79 litros.
- Um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome 144 litros de água. Se o chuveiro ficar fechado enquanto no ensaboamos e o tempo de banho for reduzido para 5 minutos, gasta-se 48 litros.
- Para regar o jardim com torneira aberta por 10 minutos, gasta-se 186 litros de água. Se for regado somente o necessário pela manhã ou pela noite, com esguicho revólver adaptado na mangueira, a economia é de 96 litros.
- Lavar o carro com torneira aberta durante 30 minutos consome 216 litros de água. Utilizar um balde para molhar, ensaboar e enxaguar o automóvel economiza 176 litros.
- Ao lavar a louça com a torneira aberta durante 15 minutos, consumimos 243 litros de água. Se a torneira for fechada durante o ensaboamento, gastaremos apenas 46.
- Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros de água. Para economizar, deve-se ligá-la apenas quando ela estiver com a capacidade total preenchida.
- Não use o vaso sanitário como lixeira. Apertando a descarga por 6 segundos, você estará gastando 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.
- Um torneira gotejando gasta até 46 litros por dia, ou seja, 1.380 litros por mês. Um fio de água com cerca de 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. Um fio de 4 milímetros gasta 13.260 litros por mês.

Assim, verifique se as torneiras de sua casa estão fechando bem para evitar o desperdício.

O cão de Mozart - Contam os biógrafos de Mozart que o compositor morreu sozinho com a esposa, que estava doente. Nenhum dos seus amigos compareceu ao enterro. Chovia. O fiel cão acompanhou o enterro de longe. Depois que os coveiros se afastaram, o cão deitou-se sobre a sepultura e ali ficou sem comer, uivando e uivando, até que morreu. Dias depois, a viúva de Mozart procurou a sepultura do marido, mas ninguém soube informar onde era. Havia um cão morto sobre ela, disseram, mas o cão foi atirado ao lixo, ou enterrado, ninguém mais sabia. Desse modo, não se soube jamais onde havia sido enterrado o grande músico. Tudo porque, comentou um dos seus biógrafos, um cão mostrou sensibilidade humana, quando cada amigo procedeu como um cão.

Al Capone - Hoje Al Capone, o maior mafioso de todos os tempos, completaria 102 anos se ainda estivesse por aí. Filho de napolitanos, nasceu em Nova York. Em 1919, foi para Chicago e junto com John Torrio, formou uma dupla de contraventores, a organização Mão Negra. Com a ida de Torrio para a Itália, Al Capone tornou-se o mais importante chefe de gangue na guerra pelo controle da venda clandestina de bebida. Entre 1920 e 1933, vigorava a Lei Seca, que proibia a produção e venda de bebidas alcoólicas. O mafioso lucrava mais de 20 milhões de dólares por ano. Processado por sonegação de imposto de renda, Al Capone acabou condenado a dez anos de prisão em 1931. Morreu em janeiro de 1947.

Baratas Velocistas - Já reparou como as baratas são velozes? Cientistas americanos calcularam que, se tivessem o mesmo tamanho de um homem, elas conseguiriam atingir uma velocidade de 320 km/h.

Bebê Chorão - Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que recém-nascidos choram, em média, 113 minutos por dia.

O que é A TPM? - é a Tensão Pré-Menstrual, que ocorre dias antes da menstruação e acomete cerca de 60 por cento das mulheres, provocada pela alteração hormonal. O resultado disso são freqüentes irritações, depressão, náuseas e fadigas constantes. Algumas mulheres sofrem a TPM por um ou dois dias, enquanto que outras padecem por até 14 dias. Quando acontece uma TPM o estado psicológico fica tão abalado que em alguns países como a França e a Inglaterra há leis que podem inocentar uma mulher de um crime que tenha acontecido sob os efeitos da TPM. A tensão pode vir após a vinda do primeiro filho e uma maneira de amenizá-la é se alimentar com moderação e repousar, evitando até mesmo os cafezinhos. Nos casos mais graves, procure médico.

Coincidência - Uma das mais estranhas coincidências jamais documentadas envolve um período de quase cem anos e três navios naufragados ao largo da costa do País de Gales, no estreito de Menai. A primeira embarcação foi a pique a 5 de dezembro de 1664, e, dos 81 passageiros houve apenas um sobrevivente chamado Hugh Williams. A 5 de dezembro de 1785, 121 anos mais tarde, outro navio naufragou no estreito de Menai, e novamente todos os passageiros pereceram, menos um... chamado Hugh Williams. Dois navios afundando na mesma área, e no mesmo dia do mês não constitui um fato tão raro. Contudo se considerarmos que em cada caso houve apenas um sobrevivente, e que ambos chamam-se Hugh Williams, é bastante estranho. Mas a história não termina aí. A 5 de dezembro de 1860, mais um navio afundou no estreito de Menai, dessa vez uma pequena embarcação com capacidade para 25 passageiros. Mais uma vez só sobreviveu uma pessoa - e mais uma vez o nome era Hugh Williams.

Algumas siglas que ouvimos no nosso dia-a-dia, e que não sabemos o que significa:

Aids - Acquired Immunological Deficiency Syndrome (Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida)
PABX - Private Automatic Branch Exchange (Troca automática de ramais privados)
PhD - Philosophiae Doctor (Doutor em Filosofia)
PS - Post Scriptum (Pós-Escrito)
SOS - Save Our Soul (Salve Nossa Alma)
WC - Water Closet (Quarto de águas, ou seja, banheiro)
CIA - Central Intelligence Agency
ETA - Euskadi Ta Askatasuna (Pátria Basca e Liberdade)
IRA - Irish Republican Army (Exército Republicano Irlandês)
FBI - Federal Bureau of Investigation (Polícia Federal Americana)
KGB - Komiter Gosudarstvennoi Bezopasnosti (Polícia Secreta Soviética)
BMW - Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores da Bavária)
Nasdaq - National Association for Securities Dealers Automated Quotation (Cotação Automatizada da Associação Nacional de Vendedores de Títulos)

Anticoncepcionais - Especialistas advertem: anticoncepcionais orais só devem ser usados 2 anos após a primeira menstruação, e mulheres acima de 35 anos devem suspender seu uso. Os anticoncepcionais possuem em sua composição hormônios, podendo provocar: obesidade, pressão alta, diabetes, problemas no fígado, rim, entre outros. Não passe a tomar anticoncepcionais por conta própria. Consulte seu ginecologista, para que ele recomende o método ideal para não engravidar, e visite-o pelo menos uma vez por ano, para ver se o método (ou pílula) que ele recomendou ainda é indicado.

Bebê: ferro e cálcio - Durante a gravidez, o organismo consome uma maior quantidade de ferro e cálcio. Com a carência de ferro, há o risco de se contrair anemia. Para evitar que isso ocorra, a administração de 30 a 60 miligramas desse mineral é suficiente. No Nordeste, é comum as mulheres comerem mel de rapadura (feito com açúcar, água e rapadura preta cozidos juntos). A falta de cálcio pode ser suprida tomando-se muito leite diariamente (cerca de 1 litro) ou seus derivados: iogurte, queijos, coalhada e outros. Isso tudo acontece porque o bebê age extraindo do corpo da mamãe os componentes necessários para a composição de seu pequenino organismo (principalmente o cálcio, mineral indispensável à formação dos ossos).

Leite materno e congelamento - é possível congelar o leite materno? Sim. De acordo com a dica publicada na revista MEU NENê (edição de abril de 2000, Editora Símbolo) , basta retirar o leite com uma bombinha e congela-lo imediatamente, usando para isso potes esterilizados. O leite materno, desde que bem acondicionado, dura até três meses no congelador.

O cigarro e a pele da mulher - O cigarro causa muitos males à saúde e a beleza da mulher. Com relação à pela, ficou constatado através de estudos que a mulher que fuma tem a pele áspera e ressequida. é que o monóxido de carbono fica visível entre a derme e a epiderme, causando empalidecimento e envelhecendo a pele, o que propicia o aparecimento de rugas bem mais cedo. Outro efeito causado pelo cigarro é a oxigenação no sangue, que é insuficiente para alimentar os tecidos - outro fator causador do envelhecimento precoce. Já a nicotina causa um efeito constritor, diminuindo a passagem do sangue nas células e tecidos.

Chuva de peixes - Centenas de peixinhos caíram do céu na localidade de Korona, situada em uma região montanhosa do norte da Grécia. Imagens mostradas hoje pelos canais de televisão gregos mostram os habitantes presenciando esta insólita chuva de peixes não muito longe do lago Doirani, na fronteira greco-macedônia, no momento em que um violento temporal assolava a região. Conforme Christos Malafoutis, meteorologista da Universidade de Salônica (norte), os peixes foram aspirados de um lago próximo por uma espécie de minitornado, um fenômeno extremamente raro, mas que já foi registrado antes.

Mamãe pata - Um bando de patinhos caiu no buraco de um esgoto na cidade de Vancouver, no Canadá, e a mamãe-pato fez o que qualquer progenitor faria: foi pedir ajuda a um policial que patrulhava a área. O agente Ray Peterson comentou que não soube o que pensar quando a pata começou a puxar a barra de sua calça com o bico. -Pensei que ela estava louca e a deixei de lado-, contou Peterson ao jornal Vancouver Sun. Mas, a mamãe-pato insistiu, puxando outra vez a barra da calça do policial quando ele tentava ir embora, e, ao perceber que o homem não se movia, voltou até a abertura do buraco do esgoto, sentando-se à espera de ajuda. -Fui até onde a pata estava e vi oito pequenos patinhos na água-, disse o agente. O policial chamou reforço e, com a ajuda de um reboque, a pesada tampa do buraco foi removida para que os patinhos fossem resgatados com um escorredor de verduras. Finalizada a operação, mãe e filhos voltaram tranquilamente para um riacho próximo.

Band Aid - Josephine Dickson, esposa de Earl Dickson, sempre se machucava cozinhando. Seu marido, funcionário da Johnson & Johnson e especialista em enfaixar os machucados dela, pensou em deixar curativos prontos para que a esposa pudesse colocá-los sozinha. Pôs um pedaço de gaze no meio de uma tira de esparadrapo e cobriu a superfície adesiva com um tecido que deveria ser retirado na hora de usar. Os executivos da companhia gostaram da idéia e a transformaram em um novo produto. Em 1920, W. Johnson Kenyon sugeriu para o curativo o nome bandaid: band (faixa, em inglês) por causa do pedaço de esparadrapo e aid (socorro, ajuda). O Band-Aid começou a ser produzido e comercializado em 1933, principalmente para hospitais. Em novembro de 1947 foi lançado ao consumidor.

Kibon - Em 1938, em Xangai, na China, a Hazelwood Ice Cream Company, indústria de sorvetes, ovos desidratados e chocolates, foi atingida pela guerra entre China e Japão. Seu proprietário, o americano U.S. Harkson, incumbiu o gerente comercial a procurar um outro país para implantar a empresa. Ele comprou uma fábrica de sorvete quase falida no Rio de Janeiro. No dia 24 de julho de 1941, foi fundada a primeira indústria brasileira de sorvete, a U.S. Harkson do Brasil, com 50 carrinhos, quatro conservadoras e sete funcionários. O primeiro sorvete que a Kibon lançou foi o Eskibon, seguido pelo Chicabon.

Número do ataque ao World Trade Center - As torres gêmeas de 110 andares davam ao WTC o posto de 5. edifício mais alto do mundo. Acompanhe os impressionantes números do complexo, as cifras e outros fatos ligados à catástrofe:

- As sete torres do WTC ocupavam uma área de 64.750 metros quadrados.
- Havia 6 subsolos, com um estacionamento para 2.000 carros e ligação com duas estações de metrô.
- A torre norte media 417m de altura e a torre sul, 415m. As demais, entre 8 e 47 andares.
- O WTC custou 1,2 bilhão de dólares.
- Escritórios de 400 empresas de 25 países estavam hospedados no local.
- Nas torres norte e sul trabalhavam 50.000 pessoas.
- Toda essa gente produzia 50 toneladas de lixo por dia e consumia 8,5 milhões de litros de água potável.
- Foram recolhidas 1,8 milhão de toneladas de entulho dos escombros.
- Gastou-se, com limpeza do local e resgate de sobreviventes, 3 milhões de dólares em exatos 260 dias de trabalho.
- Somente 291 corpos foram encontrados intactos nos escombros. Além deles, as equipes recolheram 19.497 partes de restos humanos.
- Apesar de ter sido divulgado que 2.819 pessoas morreram por causa do atentado, este número foi revisto em 2002.
- Os nomes das 2.801 vítimas estão na lista divulgada durante as cerimônias do primeiro aniversário do ocorrido.
- Um Boeing 767 pesa 179 toneladas e carrega 90.770 litros de combustível.
- Calcula-se que cada avião colidiu contra as torres com um impacto equivalente a mais de 1000 vezes o próprio peso.

Recordes da natureza (08/2003):

A maior cordilheira: Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 mil quilômetros.
A maior ilha: Groenlândia, com 2.175.600 km2.
A montanha mais alta: Mauna Kea, no Havaí, tem 10.203 metros a partir do fundo do oceano Pacífico.
Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4.205 metros.
A principal queda d'água: Angel, na Venezuela, com 979 metros de altura.
O lago mais alto: O mais alto lago navegável é o Titicaca, no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar.
O lago mais profundo: Lago Baikal, Rússia, com 1.620 metros.
O maior golfo: Golfo do México, com 1.502.200 km2.
O maior lago: Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, 372.000 km2 e 980 metros de profundidade.
O maior rio em extensão: Amazonas, com 7.025 quilômetros.
O maior vulcão: Gallatiri, Chile, com 6.060 metros.
O oceano mais profundo: Oceano Pacífico, com uma profundidade média de 4.267 metros.
O ponto mais alto: Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.848 metros acima do nível do mar.
O ponto mais baixo: Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.
O ponto mais chuvoso: Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.
O ponto mais frio: Estação de Vostok, na Antártida, -89,2 graus Celsius (21/07/1983).
O ponto mais quente: El Azizia, Líbia, 58 graus Celsius (13/09/1922).
O ponto mais seco: Deserto de Atacama, no Chile, sem chuvas do ano de 400 a 1971.

Os Sete Pecados Capitais: - Gula, Avareza, Soberba, Luxúria, Preguiça, Ira e Inveja.

Os Dez Mandamentos: 1 - Amar a Deus sobre todas as coisas; 2 - Não tomar o Seu Santo Nome em vão; 3 - Guardar domingos e dias de festa; 4 - Honrar pai e mãe; 5 - Não matar; 6 - Não pecar contra a castidade; 7 - Não furtar; 8 - Não levantar falso testemunho; 9 - Não desejar a mulher do próximo; 10 - Não cobiçar as coisas alheias.

Os Três Reis Magos: 1 - O árabe Baltazar: Trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus. 2 - O indiano Belchior: Trazia ouro, significando a sua realeza. 3 - O etíope Gaspar: Trazia mirra, significando a sua humanidade.

Os Doze Apóstolos: 1 - Simão Pedro; 2 - Tiago (o maior); 3 - João; 4 - Filipe; 5 - Bartolomeu; 6 - Mateus; 7 - Tiago (o menor); 8 - Simão; 9 - Judas Tadeu; 10 - Judas Iscariotes; 11 - André; 12 -Tomé; Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar

Os Doze Profetas do Antigo Testamento: 1 - Isaías; 2 - Jeremias; 3 - Jonas; 4 - Naum; 5 - Baruque; 6 - Ezequiel; 7 - Daniel; 8 - Oséias; 9 - Joel; 10 - Abdias; 11 - Habacuque; 12 - Amos.

Os Sete Sábios da Grécia Antiga: 1 - Sólon; 2 - Pítaco; 3 - Quílon; 4 - Tales de Mileto; 5 - Cleóbulo; 6 - Bias; 7 - Períandro

As Musas da Mitologia Grega (a quem se atribuía a inspiração das ciências e das artes ): 1 - Urânia (astronomia); 2 - Tália (comédia); 3 - Calíope (eloquência e epopéia); 4 - Polímnia (retórica); 5 - Euterpe (música e poesia lírica); 6 - Clio (história); 7 - érato (poesia de amor); 8 - Terpsícore (dança) e 9 - Melpômene (tragédia)

As Sete Cores do Arco-íris: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.

As Sete Maravilhas do Mundo: 1 - As Pirâmides do Egito; 2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilônia; 3 - O Mausoléu de Helicarnasso (Também conhecido como O Túmulo de Máusolo em éfeso); 4 - A Estátua de Zeus, de Fídias; 5 - O Templo de Artemisa (ou Diana); 6 - O Colosso de Rodes; 7 - O Farol de Alexandria.

- Como são feitas as listras na pasta de dentes? O tubo tem um anel de pasta colorida em volta do bocal. Quando ele écomprimido, a pressão feita é a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporção, formando o aspecto listrado.

- Por que a circunferência tem 360 graus? Não se sabe ao certo o motivo pelo qual se estabeleceu que a circunferência seria dividida em 360 graus. Existem pelo menos duas possibilidades. Na primeira delas, o número teria sido estabelecido por uma civilização que acreditava ser a terra o centro do universo e cujo calendário teria 360 dias. De acordo com a suposta civilização, o Sol caminharia, então, um grau por dia, totalizando os 360 graus da circunferência. Outra possibilidade é a de que os babilônios usavam 60 como base para seus cálculos. Por esse motivo, os gregos teriam dividido o raio do círculo em 60 partes. Como já seria conhecido que o comprimento da circunferência equivaleria a 2.Pi.r - duas vezes Pi vezes o raio - e que Pi valia aproximadamente 3, então teria se estabelecido que a circunferência teria 360 graus (2 x 3 x 60 = 360).

- Como nasceu a expressão "deixar as barbas de molho"? Na Antiguidade e na Idade Média, a barba significava honra e poder. Ter a barba cortada por alguém representava uma grande humilhação. Essa idéia chegou aos dias de hoje nessa expressão que significa ficar de sobreaviso, acautelar-se, prevenir-se. Um provérbio espanhol diz que "quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho". Todos devemos aprender com as experiências dos outros.

- Por que os cachorros dão voltas antes de deitar? É uma herança genética, vinda de seus antepassados de vida selvagem, há mais de 12 mil anos. Os cachorros antigos preparavam o lugar para dormir caminhando em círculo até formar um espaço confortável entre plantas ou pedras. Isso também servia para demarcar o espaço como território particular. O hábito sobreviveu, apesar de não ter mais função.

- Super lâmpada. Uma lâmpada comum costuma durar de 750 a 1000 horas, mas no quartel do Corpo de Bombeiros de Livermore, na Califórnia (EUA), uma lâmpada de 1901 ainda funcionava no ano de 1988. Fora fabricada com filamentos de carbono incandescente.

- Por que o pato não se molha quando nada? Porque ele produz uma secreção oleosa embaixo da cauda e com o bico retira o óleo e o espalha pelo corpo. Recobertas por essa secreção, as penas tornam-se impermeáveis. Além disso, a camada de ar que fica entre as penas e o corpo ajuda a manter o pato flutuando.

- Quem inventou o "Jogo da Velha". A referência mais antiga que se tem do jogo é de escavações no Templo de Kurna, do século XIV a.C., no Egito. Sabe-se que ele faz parte dos jogos conhecidos como "família do moinho" ou "trilha", onde o objetivo do jogador é colocar as peças de modo que formem uma linha reta.

- Por que um livro de mapas é chamado atlas? O termo vem do nome de um personagem da mitologia grega. Como punição por brigar contra os deuses, Atlas foi forçado a carregar o globo terrestre em seus ombros. Essa cena passou a ilustrar vários livros de mapas da antiguidade. Com o tempo, esses livros ficaram popularmente conhecidos como atlas.

- O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar? O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.

- Leite Moça. À princípio utilizado como bebida (reconstituí do com água), o leite condensado podia ser armazenado por muito tempo, o que era importante em período de escassez. Somente durante a Segunda Guerra Mundial donas de casa passaram a utilizá-lo em doces e sobremesas. O leite condensado começou a ser importado pelo Brasil em 1890 e era uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático. O produto da The Nestlé and Anglo Swiss Condensed Milk Company era vendido nas drogarias e, inicialmente, seu nome era Milkmaid. Mas a jovem da embalagem, uma camponesa suíça do século XIX, inspirou os compradores, que pediam o "leite da moça". Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, em 1921, na cidade de Araras (SP) e começou a produzir o produto, optou pelo nome criado espontaneamente.

- Pára-quedas. No século XIV, os chineses já faziam experiências com pára-quedas? O pintor, escultor, arquiteto e cientista italiano Leonardo da Vinci esboçou em 1514 um "protetor para quedas". Esse pára-quedas primitivo tinha a forma de uma pirâmide de pano e serviu para Da Vinci estudar aerodinâmica.

- Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las? O corpo delas é todo coberto de pêlos que funcionam como mini-radares. Eles são especialmente sensíveis a movimentos de ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objeto sólido cria a flutuação do ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe mortal.

- Qual é a diferença entre crocodilo e jacaré? O crocodilo tem o focinho magro e pontudo. Quando ele está de boca fechada, o quarto dente de cada lado do maxilar inferior é maior que os outros e fica para fora. A cabeça do jacaré é mais longa e arredondada. O comprimento do corpo de ambos pode variar de 1,5 metro até 6 metros. Embora habitem o mesmo tipo de ambiente, os pântanos, os dois animais não convivem. No Brasil, há apenas jacarés.

Chimpanzé culta - No zoológico de Brasília, Tota, uma chimpanzé de 19 anos, passa horas -lendo-. Ela deita no chão e com os dedos percorre os desenhos dos gibis e textos das revistas que seus tratadores lhe dão.

Cama, mesa e banho - Como a procura por prostitutas na Romênia caiu nos últimos tempos, as moças estão se reciclando profissionalmente: fazem cursos de limpeza doméstica e culinária para deixar o cliente ainda mais satisfeito.

Cestas de Basquete - As cestas com redes presas nos aros, usadas nos campos de basquete, foram adotadas em 1896. Elas eram fechadas no fundo porque o ponto só valia permanecia lá dentro. Ao lado da cesta, sempre havia uma escada ou um bastão para sua retirada. Logo depois, criou-se um dispositivo para abrir o fundo da rede com a ajuda de um barbante. O formato atual passou a ser usado em 1898.

O fim da banana (como anunciado no Fantástico) - A banana pode desaparecer da face da Terra dentro de dez anos. A previsão é de um grupo de cientistas da Inibap (International Network for the Improvement of Banana and Plantain). Emile Frison, belga que comanda a pesquisa, afirma que os responsáveis pela ameaça são fungos e outros tipos de peste. Como a banana que comemos não produz sementes --o que impede variação genética--, os cientistas prevêem um possível final trágico para o fruto, assim como já aconteceu há décadas com alguns tipos de batatas.

Au au. - Oh, my dog! Este é o nome de um perfume canino que está sendo lançado na França. Pierre Verlain Lamcob, o criador, diz ter usado a saliva dos próprios cachorros na fórmula, que terá uma versão feminina e outra masculina

- O primeiro helicóptero. Em 1923, Juan de la Cierva fez o primeiro vôo de autogiro, um protótipo do helicóptero. A máquina era uma espécie de aeroplano munido, na parte superior, de uma hélice que lhe permitia subir e baixar verticalmente.

- Por que o prêmio recebeu o nome de Oscar? Até 1931, o troféu, era chamado apenas de estatueta. Nesse ano, conta a lenda, a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, ao observar a estatueta em cima da mesa de um dos diretores da Academia, comentou: "Nossa, parece meu tio Oscar". Ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. O crítico de cinema Sidney Skolsky ouviu a brincadeira e a publicou. O nome pegou. O Troféu imprensa, cópia fiel do Oscar, foi criado em 1958 para premiar os melhores da TV Brasileira.

- De onde vem o nome das estações do ano? No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam: Primavera - de primo vere, quer dizer princípio da boa estação; Verão - de veranum tempus, significa tempo da frutificação; Outono - de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso; Inverno - de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar

- Comida "animal" Os insetos mais consumidos na alimentação de povos de diferentes regiões do planeta são gafanhotos, besouros, grilos, cigarras, lagartas, cupins e formigas.

- Por que as baratas morrem viradas de costas? Na verdade, nem todas as baratas morrem de costas. Isto ocorre com baratas que passaram por lugares onde foi aplicado inseticida. O veneno age no sistema nervoso da barata, deixando-a tonta. Como o peso do casco é maior, ela se desequilibra e tomba, não conseguindo desvirar mais.

- Por que as páginas amarelas são amarelas? Impressas em papel de baixa qualidade, as listas comerciais rapidamente adquiriam coloração amarelada e envelhecida. Em vez de fazer grandes investimentos para corrigir o problema, os editores optaram por imprimi-las em papéis realmente amarelos, que inclusive geram uma boa leitura.

- Curiosidade: a China é um dos poucos países onde as "páginas amarelas" são brancas.

- O.K. Durante a Guerra da Sucessão, quando as tropas voltavam para o quartel apos uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa "O Killed" (zero mortos). Dai surgiu a expressão O.K. para indicar que tudo esta bem.

- Como a grafite é colocada no lápis? Depois que a mistura de argila e grafite é comprimida e se torna bastões muito finos, ela é colocada na canaleta de uma ripa de madeira. Outra ripa, com o mesmo formato de canaleta, é encaixada em cima. A madeira de fora é desgastada para formar o lápis.

- O que é perder de W.O? A sigla W.O é a abreviação da palavra em inglês walkover. Significa alguma coisa que foi conseguida muito fácil, sem nenhum esforço. Quando numa partida esportiva, um dos times não aparece, ou não tem representantes suficientes para disputar, o adversário vence automaticamente. A vitória conseguida sem que os times tenham jogado é conhecida pela sigla.

- Marco Polo trouxe da China o macarrão.

- A palavra "xeque-mate" no xadrez vem da frase Persa "Shah Mat" que quer dizer "O Rei está Morto".

- Em Bangladesh, crianças com 15 anos são presas por "cabular" nos exames finais da escola.

- 5% dos canadenses não sabem as primeiras 7 letras do hino canadense, mas sabem as primeiras 9 do hino americano.

- Por que a organização Cruz Vermelha escolheu este símbolo como seu emblema? A Cruz Vermelha foi fundada por Henry Dunant, um negociante que se sensibilizou com o abandono dos feridos no campo de batalha de Solferino. Ele instigou a formação de um Comitê para a Assistência aos feridos, que depois acabou ganhando adesão de outros países. Contudo, como os fundadores eram da Suíça, foi escolhido como emblema do grupo a cruz vermelha em fundo branco, que na verdade é o inverso das cores presentes na bandeira do país.

- Como o Ibope mede a audiência dos programas de televisão e quanto vale cada ponto registrado por ele? Para fazer a medição de audiência, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística instala nos televisores de dez capitais brasileiras um aparelho chamado peoplemeter. À medida que identifica o canal sintonizado, este aparelho envia a informação à central do Ibope, via rádio-frequência. Nas medições feitas em São Paulo, esta resposta é gerada minuto a minuto, criando uma amostra em tempo real. Os dados são automaticamente tabulados e em seguida são transmitidos aos assinantes do instituto (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, etc.), por rádio-frequência ou internet. Na medição, um ponto de audiência equivale a 1% do universo pesquisado de uma cidade ou região. A Grande São Paulo, por exemplo, possui aproximadamente 4,47 milhões de domicílios com tevê e uma população pouco superior a 15 milhões de habitantes. Então, um ponto de audiência neste local significa 1% de sua audiência, o equivalente a 44.700 aparelhos ligados em um determinado canal.

- Gargalhadas medicinais. Os efeitos terapêuticos de boas risadas começam a ser levados cada vez mais a sério. Médicos da Universidade da Califórnia estão pesquisando os impactos do riso no sistema imunológico de crianças doentes e saudáveis. Já se sabe, por exemplo, que, quando o humor melhora, aumentam os níveis de serotonina, um dos neurotransmissores envolvidos no controle da dor. "Mas é preciso investigar se a alegria pode causar modificações permanentes no organismo", avalia José Roberto Leite, especialista em Psicologia da Universidade Federal de São Paulo.

- Por que alguns insetos voam em volta da luz? Os insetos noturnos se orientam pela luz da Lua. Uma fonte de luz mais forte na terra deixa-os confusos. Para manter constante o seu ângulo em relação a luz, e poder voltar ao seu habitat, o inseto precisa corrigir sua rota de vôo. Por isso, ele voa em espirais cada vez menores até colidir com a fonte de luz.

- Por que o quadro-negro é verde? No passado, os quadros-negros era usados apenas em escolas. Eles levaram este nome porque eram fabricados a partir de uma pedra preta. Assim, ficava fácil de escrever e apagar com o giz. Com o tempo, surgiram novos materiais, mais baratos, claros, fáceis de manusear e menos frágeis. Os quadros poderiam ser fabricados de qualquer cor, mas o verde foi uma escolha popular. Além de ser mais confortável para os olhos, destacava melhor as cores dos gizes. Hoje, a palavra quadro-negro, apesar de ainda ser utilizada, está sendo substituída por lousa.

- Um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome 144 litros de água? Se o chuveiro ficar fechado enquanto nos ensaboamos e o tempo de banho for reduzido para 5 minutos, gastam-se 48 litros.

- Que existe nos oceanos sal suficiente para cobrir todos os continentes com uma camada de 150 m.

- Estudos provaram que, se um gato cair de um 7. andar, tem menos 30% de hipóteses de sobreviver do que se cair de um 12. andar. Geralmente demora uns oito andares para o gato se aperceber do que está a acontecer, para se relaxar e corrigir a sua posição.

- O nome mais comum no mundo é Mohammed.

- Você sabe como são produzidas as cores dos fogos de artifício? Por mais de 800 anos, os fogos de artifício só tinham as cores laranja e amarelo. No início do século XIX, os pirotécnicos descobriram que, clorato de potássio à pólvora, elevavam a temperatura da queima e surgiam outras cores. Para o vermelho, adicionava-se estrôncio; para o verde, bário; e para o amarelo claro, sódio. O branco era impossível atémeados do século XIX, quando cientistas desenvolveram métodos para se acrescentar alumínio, magnésio e titânio à pólvora. Azul e violeta são as cores mais difíceis de se conseguir. Os fabricantes de fogos de artifício medem sua competência na obtenção dessas cores.

- Os blocos. O sapateiro português José Nogueira de Azevedo Prates, o Zé Pereira, saiu pelas ruas tocando bumbo em 1848. Pessoas foram se juntando a ele e deram origem aos blocos de rua. Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado "Congresso das Sumidades Carnavalescas". Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.

- O samba Foi no Morro da Saúde, a primeira favela carioca, que nasceu o samba. Uma roda de amigos improvisava versos na casa de uma das moradoras do morro, a tia Ciata (Hilária Batista de Almeida). Em 6 de agosto de 1916, uma música entusiasmou o grupo e ela foi chamada de O roceiro. Depois de repetida em outras noites, sempre com muito sucesso, Donga, um dos participantes, resolveu registrar a canção em seu nome, com o título de Pelo telefone. Quando ela foi gravada, em 1917, os outros integrantes do grupo Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Ferreira, João da Mata, Sinhôe tia Ciata reivindicaram direitos pela composição. Donga contestou essa versão.

- Rei Momo Deus zombeteiro, do sonho e da noite, na mitologia grega, acabou virando Rei do Carnaval no Brasil, depois que a monarquia acabou no país. Por isso é que se fala em reinado de Momo para designar o Carnaval. O primeiro Rei Momo foi instituído pelo jornal carioca A Noite, em 1933, O escolhido foi o (magérrimo) compositor Silvio Caldas.

- A primeira música composta especialmente para o Carnaval foi a marchinha ô abre-alas, de Chiquinha Gonzaga, em 1899.

- Vida e morte. Num desfile especial, promovido pelo jornal A Manhã, na madrugada de 1. de janeiro de 1950, uma passista da Portela deu à luz a uma menina. No desfile das campeãs de 1970, Nair Pequena, integrante da ala das baianas da Mangueira, morreu em plena avenida.

- O que significa "Bum Bum Paticumbum Prugurundum"? O nome do samba-enredo da Império Serrano, campeã do Carnaval em 1982, usou uma expressão do compositor Ismael Silva para mostrar como deveria ser a batida do surdo.

- Em 1969, a Salgueiro anunciou o enredo Bahia de todos os deuses. Os torcedores entraram em desespero, pois dizia-se naquela época que enredos sobre a Bahia davam azar. Pior ainda: a escola iria se concentrar do lado direito da Igreja da Candelária, que os sambistas também acreditavam dar azar. As crenças foram por água abaixo. A Salgueiro foi a campeã.

- No Carnaval de 1983, a Caprichosos de Pilares desfilou às escuras. Faltou luz durante uma hora. Suas notas não foram computadas e a escola continuou no Grupo Especial. O mesmo aconteceu com a escola Santa Cruz um ano antes. A partir disso, o regulamento estabeleceu que, no caso de falta de luz, as escolas devem continuar o desfile. Para valer as notas, os jurados precisam descer das cabines e permanecer na pista.

- Confetes. Era a munição usada na disputa entre os cordões. Chegaram ao Brasil em 1892. As serpentinas serviram para substituir as flores que eram atiradas para saudar a passagem dos carros alegóricos.

- Desfiles de fantasia. Inspirados nos bailes de máscara do Carnaval de Veneza, os desfiles de fantasia do Teatro Municipal do Rio de Janeiro começaram em 1937. Clóvis Bornay foi o vencedor do primeiro concurso com a fantasia Príncipe Hindu. Caçula de 12 irmãos, Bornay nasceu em 1916 em Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. O concurso durou até 1972. O maior adversário de Bornay era o costureiro baiano Evandro de Castro Lima.

- O Galo da Madrugada. O Clube de Máscaras Galo da Madrugada, fundado oficialmente em 24 de janeiro de 1978 por Enéas Freire, abre o Carnaval na manhã de sábado (ou Sábado do Zé Pereira). No seu primeiro desfile, que começou às 5 da madrugada, eles só conseguiram juntar 75 foliões. Hoje em dia, o desfile do Galo arrasta 1,5 milhão de pessoas por 4 quilômetros das ruas centrais de Recife durante o dia inteiro. Foi por isso que ele entrou para o Livro dos Recordes como o maior bloco de Carnaval do mundo.

- Vacinação: Garantia de saúde - A imunização protege a criança contra algumas das mais perigosas doenças infantis, devendo ser tomadas durante o primeiro ano de vida. A criança é imunizada por vacinas injetáveis ou tomadas através da boca. As vacinas funcionam aumentando as defesas das crianças contra doenças como sarampo, tétano, poliomielite e outras. Algumas dessas doenças podem até matar. Veja, a seguir, um calendário de vacinação:
1) IDADE: Ao nascer Vacina: BCG Proteção contra: Tuberculose.
2) IDADE: 2 meses Vacina: Antipólio oral tríplice (DPT) Proteção contra: Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, Coqueluche, Tétano;
3) IDADE: 4 meses Vacina: Antipólio oral tríplice (DPT) Proteção contra: Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, Coqueluche, Tétano;
4) IDADE: 6 meses Vacina: Antipólio oral tríplice (DPT) Proteção contra: Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, Coqueluche, Tétano;
5) IDADE: 9 meses Vacina: Anti-sarampo Proteção contra: Sarampo ;
6) IDADE: 1 ano e 3 meses Vacina: MMR Proteção contra: Sarampo, Rubéola, Caxumba;
7) IDADE: 1 ano e 6 meses Vacina: Reforço antipólio oral tríplice (DPT) Proteção contra: Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, Coqueluche, Tétano;
8) IDADE: 2 ano e 6 meses Vacina: Reforço antipólio oral tríplice (DPT) Proteção contra: Poliomielite (paralisia infantil), Difteria, Coqueluche, Tétano

- Por que as pessoas se cumprimentam com um aperto de mãos? Esta antiga tradição começou no tempo das grandes batalhas. Os adversários se davam as mãos para mostrar que não escondiam nenhuma arma. Era um sinal de confiança entre as duas partes.

- Qual a diferença entre orquestra sinfônica e orquestra filarmônica? Todas as orquestras filarmônicas são sinfônicas. Filarmônica, palavra de origem grega, significa "amante da música" e é; usada para orquestras financiadas por sociedades privadas. As orquestras caracterizam-se pela grande quantidade de instrumentos, que são divididos em 4 blocos: os corda (como o violino), com cerca de 60; os de madeira (como a flauta), com 15; os de metal (trompete), com 12; e mais de 10 instrumentos de percussão (tambores).

- Filtro solar. A maioria das pessoas costuma passar o filtro solar no corpo quando já está na praia ou na piscina. No entanto, especialistas recomendam que o ideal é aplicar o bronzeador ainda em casa, ou então de 15 a 20 minutos antes, com o corpo totalmente nu. Isso evitará que algumas partes do seu corpo sejam esquecidas e fará com que as substâncias ativas do filtro entrem em ação. Se você passar o filtro embaixo do sol, momentos antes de entrar na água, seu corpo suará rapidamente e o protetor não fará o mesmo efeito.

- Aids transmitida por insetos. É possível alguém ser contaminado pela AIDS através da picada de um pernilongo? Os especialistas acreditam que não. Em testes realizados em laboratório, o vírus HIV não encontrou ambiente adequado para sua sobrevivência em insetos. Foram encontrados apenas vestígios do vírus, o que prova que o ser humano é o hospedeiro ideal. Se os pernilongos, por exemplo, pudessem transmitir o vírus, metade da população da áfrica estaria morta, pois nesse continente há uma enorme quantidade tanto de aidéticos quanto de insetos.

- Tenha Fé. Pesquisadores afirmam que as pessoas que têm fé conseguem viver mais. Estudos demonstraram que os que acreditam num poder superior (não importando a religião), são mais otimistas e conseguem lidar mais facilmente com problemas, inclusive as doenças. Além disso, as pessoas religiosas têm hábitos mais saudáveis: bebem pouco e quase não fumam.

- Por que sentimos calor em temperaturas acima de 30 graus se a média do nosso corpo é 36 graus? O organismo produz e libera calor quando realiza as atividades do cotidiano. Quando a temperatura externa é igual ou maior do que a do corpo, o organismo tem dificuldade em trocar calor com o ambiente. Nesse caso, o suor funciona como mecanismo de defesa, resfriando o corpo

- Confira o ano em que outras peças foram inventadas: 1200: Botões; 1580: Bolsos nas roupas; 1853: Calça jeans; 1891: Zíper; 1893: Calcinha; 1910: Pijama; 1917: Tênis; 1946: Biquíni; - 1966: Minissaia

- Quadro de ponta cabeça no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque. Era o quadro "Le Bateau", de Henri Matisse. A obra de arte ficou 47 dias, no ano de 1961, pendurado de ponta cabeça. Durante este tempo, ninguém percebeu. Cerca de 116 mil pessoas visitaram o museu atéo quadro ser colocado na sua real posição.

- Ouvido do amor. Se você quer sussurrar palavras de amor para alguém, faça isso no ouvido esquerdo. O conselho é dos pesquisadores da Sam Houston State University, dos Estados Unidos. A pesquisa foi comandada por O por Teow-Chong Sim e revelou que palavras de conteúdo emocional são assimiladas melhor quando ditas no ouvido esquerdo, e não no direito. As descobertas são consistentes com o papel do hemisfério direito do cérebro no processamento dos estímulos emocionais - disse Teow-Chong no Congresso Europeu da British Psychological Society. Os cientistas analisaram a reação de 62 pessoas a palavras de conteúdo emocional e não-emocional. Entre os que ouviram as palavras de amor no ouvido esquerdo, 64% se lembraram. Só 58% dos que ouviram pelo lado direito recordaram a lista de palavras.

- Morte e Sofrimento. No Japão, alguns hospitais não têm quartos com os números 4 e 9. A razão é que a palavra japonesa para o número 4 soa exatamente como a palavra "morte" e a usada para o número 9 lembra sofrimento.

- Como surgiu o Gatorade? Em 1965, o Dr.Robert Cade estudava o efeito do desgaste físico em jogadores de futebol americano da Universidade da Flórida. O time era conhecido como Gators. A fórmula do Gatorade surgiu da analise do líquido perdido pelo organismo na transpiração. Dois anos mais tarde, o Dr. Cade vendeu o produto para Stokely-Van Camp, que popularizou a bebida.

Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história: Espadas - Rei David (Israel); Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedônia); Copas: Carlos Magno (França); Ouros: Júlio César (Roma).

Quando os conquistadores ingleses chegaram à Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia - Kan Ghu Ru -, e portanto o adaptaram ao inglês, - kangaroo - (canguru). Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer : -Não te entendo-.

- Como surgiu o Strogonof ? Os soldados russos costumavam transportar pedaços de carne em barris, usando sal grosso e aguardente como conservantes. Para preparar a refeição, eles juntavam cebola à carne. No reinado de Pedro, o grande, o prato foi aperfeiçoado por um cozinheiro chamado Stroganov e acabou sendo batizado com seu nome. Em 1800, o chef francês Thierry Costet, trabalhando na Rússia, adicionou os ingredientes nobres: champignons, mostarda, páprica e molho inglês.

Siri mal-encarado - Um francês foi preso depois de dar 6 tiros num siri que estava no aquário de um supermercado. Ele disse que o siri era mal-encarado e ele sentiu-se ameaçado pelo animal.

- Roupas e invenções. As calças jeans foram inventadas por Levi-Strauss em 1853, na cidade americana de São Francisco. Os primeiros modelos eram macacões de trabalho para os mineradores de ouro. Em 1966 a inglesa Mary Quant inventou a minissaia. Logo vieram as piadas. Dizia-se que a minissaia era como cerca de arame farpado. Protege a propriedade, mas não tira a visão. Apesar de existirem referências a tipos de sutiãs que modelavam os seios sem cobri-los, na ilha grega de Creta em 2500 a.C, os méritos da invenção ficaram para a francesa Herminie Cadolle. Em 1889, essa fabricante de roupas resolveu rasgar o espartilho ao meio e criou a peça. Somente em 1913 a americana Mary Jacobs aperfeiçoou o modelo tornando-o mais próximo do que ele éhoje.

- Como Thomas Edison inventou a lâmpada? Em 21 de outubro de 1879, Thomas Alva Edison desenvolveu a primeira lâmpada prática, que ficou acesa por 45 horas seguidas. Até que ela se apagasse, o inventor não saiu do laboratório, (depois dormiu, de roupa e tudo, por 24 horas seguidas). O desafio parecia simples: ele precisava encontrar um material que ficasse incandescente quando a corrente elétrica passasse por ele e fazer com esse material um fio fino. Esse filamento deveria ficar isolado dentro de um bulbo de vidro do qual o ar tivesse sido retirado, pois o oxigênio facilita a combustão. Numa época em que o normal era o cientista trabalhar sozinho, Edison chegou a contar com o apoio de sessenta pesquisadores. Só para a lâmpada, eles testaram dezenas e dezenas de filamentos - até fios de barba de colegas - antes de chegar ao algodão carbonizado usado no primeiro modelo de sucesso. O filamento (hoje se usa o de tungstênio) é aquecido a ponto de emitir luz.

- O primeiro baile. O Hotel Itália, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para o primeiro baile de salão. Dentro de um local fechado, os foliões mais ricos podiam se divertir. As músicas que animaram o baile foram habaneras, valsas e quadrilhas.

- Automobilismo. A primeira corrida de automóveis do mundo aconteceu em 1894 e os carros não podiam ultrapassar a média de 12,5 km/h. Conde de Dion venceu com um carro a vapor, mas foi desclassificado, pois fez os 126 km com uma média de 22 km/h.

- Qual a diferença entre azeitonas verdes e pretas? Elas vêm da mesma árvore e são o mesmo fruto, mas são colhidas em diferentes épocas. As verdes são imaturas, que depois se tornam amarelas e, por fim, pretas. A azeitona preta tem um teor de óleo de 10 a 30% maior do que a verde. Quando são colhidas, as azeitonas têm um sabor amargo e só ficam gostosas depois de colocadas em conserva.

- Os touros correm mais depressa ladeira acima que ladeira abaixo.

- O "quack" de um pato não faz eco, e ainda ninguém sabe explicar o porquê.

A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar, e o índio respondeu - Yucatán. Mas o espanhol não sabia que ele estava informando -Não sou daqui-.

Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristovão, chamada - PEDRO IVO -. Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D.Pedro I, que quando foi rei de Portugal, foi aclamado como - Pedro IV (quarto). Pois bem, algum funcionário da prefeitura, ao pensar que o nome da rua foi grafado errado, colocou um O no final do nome. O erro permanece até hoje...