O computador


Num primeiro momento, o computador é uma caixa repleta de pequenos interruptores que podem ser conectados de várias maneiras; diante o desenvolvimento da micro-eletrônica (chips), é possível mesmo para um pequeno computador doméstico abrigar milhares desses interruptores, permitindo assim uma [conversa] com a máquina através de comandos reconhecíveis por ele.

Todo o trabalho é realizado na Unidade Central de Processamento (U.C.P. ou C.P.U.), memórias, e dispositivos de entrada e saída.



+-------------+ +----------------------+ +---------+ | entrada | ----> | processamento | ----> | saida | + ------------+ +----------------------+ +---------+ | /|\ | | \|/ | +------------+ | memoria | +------------+




Marcando seu início, os computadores foram classificados em gerações e por elas podemos perceber sua evolução:

1ª geração - 1950 a 1958, os computadores usavam linguagem de máquina - assembler - e foi onde a linguagem Fortram (Fórmula Translator) começou a ser usada em 1956 com ênfase para a ciência, contavan com sistema operacional; os computadores desta geração eram totalmente de válvulas eletrônicas;

2ª geração - 1958 a 1964, a substituição das válvulas eletrônicas pelos transistores aumentaram sua capacidade de ação e durabilidade, diminuindo seu custo e dimensões; o uso da linguagem Fortram foi intensificado; e o Cobol, oficialmente incorporado em diversas máquinas;

3ª geração - apartir de 1964, podemos distinguir dois períodos distintos de 1964 a 1970, e a partir de 1970; os computadores de 3ª geração tornaram-se mais compactos quanto ao porte físico e mais velozes em seus cálculos. A programação para resolução de problemas assemelhou-se cada vez mais a linguagem humana.
Os sistemas de computação eletrônica passaram a ser projetados para operar tanto no campo científico como no comercial com a mesma facilidade;

3ª geração, 1° período de 1964 a 1970, sistemas de computadores da 3ª geração caracterizados pelo uso de circuítos integrados, ou seja, um conjunto de transistores micro-miniaturizados e demais componentes eletrônicos associados em uma única peça. A memória continua a ser de núcleos magnéticos. Alguns computadores desse período são: IBM-1130, série 360 da IBM; UNIVAC 1050, 1004, 1007, 1103, 1110, entre outros;

3ª geração, 2° período apartir de 1970, a IBM lança a série 370, com duas inovações, memória e circuítos integrados monoelíticos, ou seja, o circuíto e seus componentes eletrônicos são impressos em placas, permitindo melhor acesso a memória.

4ª geração, a técnica VLSI (Very Large Scale Integration - Integração em grande escala), traz a denominação [HARDWARE], que é a máquina propriamente dita e [SOFTWARE], o programa ou conjunto de intruções para operar a máquina (hardware).


Componentes Internos

Os componentes internos se dividem em três partes fundamentais:
- microprocessador
- circuítos de entrada e saída
- memória de armazenamento
>>  exemplo de componentes internos...


Microprocessador
Componente indispensável ao computador, é ele que executa todas as instruções com grande velocidade e confiabilidade; apesar que tudo não passa de execução de [ordens] dadas por um determinado programa, seguindo-as rigorosamente.
É por isso que para se obter um resultado determinado, deve-se ser o mais claro e preciso possível, para que não haja resultados insatisfatórios.

Vale lembrar que para se comunicar com o computador, será necessário ter um dispositivo de [entrada], e por sua vez, para o computador dar o resultado, será necessário um dispositivo de [saída].

Circuítos de Entrada e Saída
Quando executa-se um programa ou instrução através de teclado, mouse, microfone, scaner, etc, esta sendo utilizado um mecanismo de entrada; depois que o microprocessador interpreta a instrução e à executa [apresenta] os resultados obtidos em um mecanismo de saída, que poderá ser um monitor, impressora, etc.
>>  exemplo de circuítos de entrada e saída...


Os dados sempre deverão estar sempre organizados de maneira sistemática e eficientemente armazenados.


Memória
Todas as informações que são processadas no computador passam pela memória, que podem ser de dois tipos: RAM e ROM.
Memória ROM (Read Only Memory - memória exclusiva de leitura); esta é a memória que armazena as informações referentes a instruir o microprocessador de como interpretar os dados recebidos, como processá-los, executá-los, e como devolvê-los na forma que se espera. Esta memória é exclusiva de leitura porque não pode ser alterada pelo microprocessador.

Memória RAM (Random Access Memory - memória de escrita e leitura); esta é a memória que permite total acesso a informação armazenada, quer seja para a sua leitura ou para alterações.

Os programas e instruções executados no computador são [alocados] nesta memória e ao desligar o computador, são apagadas.


>>  exemplo interno de um computador...



BITS e BYTES
A capacidade de memória dos computadores é medida pelo número de bits contidos no célebro do equipamento.
Dizemos qual o tamanho da memória através das palavras, ou seja, temos memória de 8000 palavras, 16 palavaras, etc.

Com 1 Bit não podemos armazenar letras, números e sinais. Será necessário um conjunto de 8 Bits para formarmos um caracter/letra; a este conjunto de 8 Bits damos o nome de Byte. Byte é uma unidade de memória, ou seja, é a menor porção da memória com capacidade de armazenar um dado e apenas um dado, esta dividido em:



0000 0000 |-------|-------| | |-----------> bits, numÉricos ou bits de mais baixa ordem | +-------------------> bits de zona ou bits de mais alta ordem




As bases de numeração:
- decimais.......: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
- binários: 0, 1
- hexadecimais...: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F



Sistema Operacional
É a interface entre máquina e usuário; um programa ou conjunto de programas que de forma automática é executado toda vez que o computador é ligado; seu objetivo é controlar todas as operações de acesso e gravação a discos, identificar e gerenciar o funcionamento de periféricos como teclado, mouse, cd-rom, driver, placas conectadas, impressora, scaner, câmera, etc, toda vez que o usuário "entra" com um comando; como exemplo de sistemas operacionais, podemos citar: Unix, OS2, Windows, DOS, GNU/LINUX, FreeBSD, etc; todo computador obrigatoriamente tem que ter um sistema operacional e para adiquirí-lo é necessário verificar a necessidade de se cumprir direitos autorais do fabricante; alguns sistemas operacionais precisam ser comprados e por isso não é permitido nenhuma forma de copia, alteração, distribuição, enquanto outros sistemas operacionais podem ser utilizados livremente, sem a necessidade de comprá-lo.

No sistema operacional é possível trabalhar com diretórios (pastas) que seguem uma hierargiua, ou seja, uma ordem padronizada; os diretórios/pastas podem ainda, ser fragmentados em outros subdiretórios/subpastas.

No exemplo abaixo podemos observar que o disco foi dividido em diretórios; com isto podemos [organizar] melhor os arquivos armazenados; apartir da origem [Meus documentos\] criamos o [Meus documentos\UTIL] onde guardaremos por exemplo, programas [uteis] ao dia-a-dia;
depois criamos [Meus documentos\USR>] e o sub-dividimos em [Meus documentos\USR\DOC>], onde guardaremos documentos gerais; no sub-diretório/pasta [Meus documentos\USR\FOTO] guardaremos fotos, desenhos, etc; no sub-diretóro [Meus documentos\USR\BANCO] guardaremos os dados referente a bancos:


Meus documentos | | ------------------------------- Meus documentos\usr Meus documentos\util | | | | ---------------------- ----------------- | | | | | | | | softwares ferramentaria docs foto mp3 | | --------- | | | | familia viagens



E assim podemos ir [moldando] o disco onde serão armazenados os dados; desta forma quando precisarmos encontrar alguma informação, teremos pelo menos uma noção de onde procurar; a idéia é a mesma de um arquivo ou gaveta, que dividido com pastas, guardamos de forma mais organizada os documentos; também podemos imaginar como um disco ou CD, onde cada [faixa] guarda uma determinada música.